Arquivo do blog

Seguidores

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A história do nome Sette!!!


Antiga família, de origem portuguesa, que teve dois irmãos, Sebastião e Antônio, emigrados para o Brasil, onde estabeleceram-se em Minas Geraise em Pernambuco. Os irmãos Sebastião e Antônio eram filhos do Cap. Antônio Rodrigues Sette e de Maria Joana Gonçalves (da Câmara), por onde ocorreu a união dos sobrenomes Sette e Câmara, que ainda existe como nome de família. Netos paternos de João Rodrigues Sette e de Maria Francisca de Jesus. Netos maternos de Sebastião Gonçalves da Câmara, que justifica este sobrenome na Carta de Brasão de Armas, e de Patrícia Luiza da Cruz. Os de Minas Gerais, da Zona do Carmo», principiam em Sebastião Rodrigues Sette Câmara [c.1773, Braga, Portugal- ?], que passou para as Minas no posto de sargento mor das ordenanças do termo de Mariana. Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo. Capitão do 1.º Reg. de Cavalaria de Milícias da Cidade de Mariana (MG). Fidalgo, com Carta de Brasão de armas - detalhes adiante. Deixou geração de seu cas., c.1794, em Mariana, MG, com Teresa Joaquina Fidélis da Silva (Raimundo Trindade, Zona do Carmo, 274). Entre os descendentes deste casal, registra-se: José Sette Câmara [14.04.1920, Alfenas, MG -], diplomata, advogado, diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais [1945]; e pela Mc Gill University, Montreal, Canadá [1949]. 3.º secretário, servindo na Embaixada do Brasil em Washington [1947]. Vice-cônsul em Montreal, Canadá [1947]. 3.º secretário [1950]. 2.º secretário [1951]. 1.º secretário [1953], servindo na delegação brasileira junto a ONU. Secretário Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República [1952-54]. Cônsul em Florença, Itália [1954]. Ministro de Segunda Classe [1956]. Ministro Plenipotenciário e, missão especial nas solenidades de posse do Presidente da Colômbia [1958]. Subchefe [1956] e chefe [1959] do Gabinete Civil da Presidência da República. Secretário Geral no Conselho Coordenador de Abastecimento [1959]. Governador Provisório do antigo Estado da Guanabara. Membro do Conselho Administrativo do BNDE [1956]

5 comentários:

  1. meu nome é eduarda sette câmara bourguignon souza,sou de manhuaçu MG (perto de mariana MG) e é muito legal saber sobre minha familia, obrigada pela informação !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi...meu nome é Jéssica Sette Câmara sou de Belo Horizonte MG adoro aprender mais sobre a história da minha família.

    ResponderExcluir
  4. Ola meu nome é Wagner Braga Sette filho de Helio Brandão Sette e neto de Jose Mosqueira Sette e fiquei feliz e conhecer um pouco mais da minha familia.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir