Arquivo do blog

Seguidores

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A história do nome Sette!!!


Antiga família, de origem portuguesa, que teve dois irmãos, Sebastião e Antônio, emigrados para o Brasil, onde estabeleceram-se em Minas Geraise em Pernambuco. Os irmãos Sebastião e Antônio eram filhos do Cap. Antônio Rodrigues Sette e de Maria Joana Gonçalves (da Câmara), por onde ocorreu a união dos sobrenomes Sette e Câmara, que ainda existe como nome de família. Netos paternos de João Rodrigues Sette e de Maria Francisca de Jesus. Netos maternos de Sebastião Gonçalves da Câmara, que justifica este sobrenome na Carta de Brasão de Armas, e de Patrícia Luiza da Cruz. Os de Minas Gerais, da Zona do Carmo», principiam em Sebastião Rodrigues Sette Câmara [c.1773, Braga, Portugal- ?], que passou para as Minas no posto de sargento mor das ordenanças do termo de Mariana. Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo. Capitão do 1.º Reg. de Cavalaria de Milícias da Cidade de Mariana (MG). Fidalgo, com Carta de Brasão de armas - detalhes adiante. Deixou geração de seu cas., c.1794, em Mariana, MG, com Teresa Joaquina Fidélis da Silva (Raimundo Trindade, Zona do Carmo, 274). Entre os descendentes deste casal, registra-se: José Sette Câmara [14.04.1920, Alfenas, MG -], diplomata, advogado, diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais [1945]; e pela Mc Gill University, Montreal, Canadá [1949]. 3.º secretário, servindo na Embaixada do Brasil em Washington [1947]. Vice-cônsul em Montreal, Canadá [1947]. 3.º secretário [1950]. 2.º secretário [1951]. 1.º secretário [1953], servindo na delegação brasileira junto a ONU. Secretário Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República [1952-54]. Cônsul em Florença, Itália [1954]. Ministro de Segunda Classe [1956]. Ministro Plenipotenciário e, missão especial nas solenidades de posse do Presidente da Colômbia [1958]. Subchefe [1956] e chefe [1959] do Gabinete Civil da Presidência da República. Secretário Geral no Conselho Coordenador de Abastecimento [1959]. Governador Provisório do antigo Estado da Guanabara. Membro do Conselho Administrativo do BNDE [1956]

15 comentários:

  1. meu nome é eduarda sette câmara bourguignon souza,sou de manhuaçu MG (perto de mariana MG) e é muito legal saber sobre minha familia, obrigada pela informação !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Fábio Luiz Moreira Sette e minha mãe é nascida em Manhuaçu mas hoje resido em Angra dos Reis Rio de janeiro.
      Muito bom essa história.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi...meu nome é Jéssica Sette Câmara sou de Belo Horizonte MG adoro aprender mais sobre a história da minha família.

    ResponderExcluir
  4. Ola meu nome é Wagner Braga Sette filho de Helio Brandão Sette e neto de Jose Mosqueira Sette e fiquei feliz e conhecer um pouco mais da minha familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veio parar às minhas mãos um xadercade sonetos escrito a mão por lucilia sette torres, em 1938. Tem interesse?

      Excluir
    2. Eu tenho interesse, Lucília era tia de minha bisavó ainda viva

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que legal, sou Daniel sette câmara, muito legal mesmo!!! 👏 👏 👏

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Elaine Sette, herdei o Sette de minha bisavó Ana Sette. Somos de Três Pontas - MG.

    ResponderExcluir
  8. Meus bisavós eram primos e com o sobrenome Câmara. Somos primos do Cardeal Dom Jaime Câmara, Primaz do Brasil. Muito orgulho de ser um descendente do João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira e primeiro Câmara.

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem árvore genealógica da família Rodrigues Sette, Minha mãe é filha de Anésio Rodrigues de Paula Sette de Manhuaçu, que morreu qdo ela tinha 9 anos,ela não conheceu a família do Pai,e sempre quis saber a origem,se alguém tiver alguma informação me passem por favor. Face Marisa I Superbi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! Já entrei aí Acima, Mário Cosme Dornellas Costa sou sobrinho neto de Anésio Rodriguez de Paula Sette q cheguei a conhecer na casa da filha na Rua Cel Alberto Pinto Coelho em Manhuaçu a uns 60 anos atráz pouco antes de êle mortar.

      Excluir
    2. Mortar leia-se morrer, é q meu cell é em inglês e Manuela antecipação de soletramento automático do aparelho passes error acontecem.

      Excluir
  10. Hi! Meu Nome é Mário Cosme Dornellas Costa sou de Manhuaçu MG, sou neto de Silvina Leopoldina Sette/Maximiano Dornellas Costa els filhas de Luiz Rodriguez Sette primero patriarca Sette em Manhuaçu primero dono de tetras na áeea do Bom Jardim/Ponte da Aldeia depois dos Índios Purís desta região. Moro em Houston TX USA. Crescí escutando estórias de tips e tias gosto muito do team. Anésio Sette mencionado acima era irmão da minha vó Silvina. Recebí essa genealogia do primo am Quattro grau Nato Tebas Sette do Bom Jardim Manhuaçu que é sobrinho bisneto de Anésio.

    ResponderExcluir